Empreendedorismo & Edutechs

     Por que as universidades brasileiras dão pouca atenção para a obtenção de receitas extra acadêmicas prestando outros serviços para suas comunidades, principalmente, no crescimento profissional dos seus ex-alunos no competitivo mercado de trabalho?  



http://abed.org.br/seminario2018/Paulo_Gil.pdf






    As universidades poderiam gerar milhares de oportunidades e enormes receitas como é o exemplo que se vê no Relatório de 2017 do Martim Trust Center for MIT Entrepreneurship nos EUA, que apoiou a criação de 30.200 startups as quais geraram 4,6 milhões de pessoas empregadas e, por incrível que pareça, US$ 1,9 trilhões em receitas. A proposta da solução é criar uma estratégia para estruturar uma agência deste polo de desenvolvimento no Brasil e formar uma rede com as demais universidades da América Latina,  como informado abaixo.

    Nessa linha de crescimento, o que acontece com o acadêmico no país, após sua formatura? A obtenção do diploma garante a empregabilidade?  O que se entende pelo conceito de "Educar para uma Sociedade com menos Empregos" como se lê no informativo da Unesco, ratificada no livro O Fim dos Empregos? Qual é a verdadeira intenção do acadêmico em buscar conhecimentos na faculdade? Conquistar uma Carteira de Trabalho assinada, nesse ambiente em queda? O que a universidade fez para mudar esse objetivo? Quanto tempo ele levará para conseguir um trabalho com uma remuneração compatível? 10 anos como se vê na imagem abaixo?


    Finalizando, por que a universidade trata o acadêmico como aluno e não como cliente? Depois da formatura, acabou a festa? Ele não precisa se qualificar mais? Uma pós é suficiente? O que é o novo conceito Lifelong Learning, que traz uma nova leva de alunos para as universidades?

REQUALIFICAÇÃO  x  INADIMPLENTES

     Sabemos que existe algo perto de 66 milhões de inadimplentes segundo o Serasa, que precisam de cursos para retorno ao mercado do trabalho.

    No vídeo abaixo a fala do representante do Sistema 5 S ao Presidente J Bolsonaro informando sobre alguns gargalos da economia brasileira, principalmente, que existem 60 milhões de pessoas  entre 18 e 65 anos que precisam se requalificar para voltar ao mercado de trabalho, se propondo a desenvolver parcerias com governos e setores empresariais, que confirmam a estratégia por nós proposta.

As mãos não são possíveis de produzir o que a cabeça não conhece
Representante do Sistema 5 S

 SOLUÇÃO

Brasil

1-  Estratégia - Empregabilidade -Competição - Divulgação
https://www.rochester.edu/aincenter/   musica - eng - enferm - artes
Competição


3- Cursos - Livros - videos - e-Books

4- Coworking - Startups - Ownership - Funding -  Seed Money- Aceleradora - Pich
https://www.facebook.com/barciaoficial/  (21) 98747-0140   profbarcia@gmail.com Foi indicado TOP 10 Mentores de Start Ups em 2020 no Prêmio Start Up Awards da ABS-Associação Brasileira de Start Ups
coworkings

555- Rede

USA
https://www.rochester.edu/aincenter/about-us/meet-the-staff/  emails  With just over 4500 undergraduatesRochester is one of the smallest and most collegiate in character among the nation's top research universities. https://en.wikipedia.org/wiki/University_of_Rochester
A LATRINA
FECHADA Espanha https://www.facebook.com/redemprendia reformulación, el equipo que formaba la Unidad Operativa de RedEmprendia se despide tras más de seis años coordinando las acciones de la red iberoamericana a favor del emprendimiento universitario. Ha sido un placer compartir con vosotros estos años.  https://www.youtube.com/c/RedemprendiaOrg/videos
Asia
Yale Beijing Pequim https://centerbeijing.yale.edu/  WeChat https://centerbeijing.yale.edu/node/45

rede argentina

http://www.economicas.uba.ar/extension/gen-xxi/

6 ABROAD & IDIOMAS


7 EMPREGABILIDADE

8- Investmento comprtilhado socios locais
R$ 10 mil cotas de R$ 1.000 por professor ou interessado



https://www.rochester.edu/aincenter/   musica - eng - enferm - artes
https://www.rochester.edu/aincenter/about-us/meet-the-staff/  emails  With just over 4500 undergraduates, Rochester is one of the smallest and most collegiate in character among the nation's top research universities.





laboratorios


coworkings

   A resposta para tal demanda é a implantação de centros de empreendedorismo com os cursos necessários e apoio para criação e lançamento de startups como e faz no exterior como pode ser visto na sequência. 

informam mpreendedorismo é importante? Os alunos ao cursarem uma universidade estão pensando em carteira assinada? Eles sabem o que  ou ter sua  que isso significa para os alunos  ter centros de inovação nas universidades e empresas?  Uma instituição de ensino conseguiria obter vantagens aumentar receitas com estas atividades? 

A importância do empreendedorismo está na geração de empregos e riqueza para o sucesso de um país. A criatividade do empreendedor abre um leque maior de opções para uma sociedade, seja na contração de novos serviços como na compra de produtos que facilitam o dia a dia.


Understanding how an idea develops into a thriving enterprise with product, customers, and employees is a powerful tool not just for startups but for students going to work at large companies. Through entrepreneurship students see how all of the general management functions knit together. At Stanford, practicing entrepreneurs come to most classes and explain how they tackled tough problems. Social entrepreneurship, says Stanford Graduate School of Business Dean Garth Saloner, is also a valuable driver for growth in the developing world, as it has been in Silicon Valley and the U.S. economy. Recorded: September 2, 2009 http://www.gsb.stanford.edu/about/

Entrepreneurship Center Lauch Entrepreneurship Education and MBA Perspective
 


EE




 


https://unal.edu.co/en.html


 Por que entender como a revolução da tecnologia 4.0, que implica em uma permanente e profunda mudança, está impactando na educação através das chamadas Edutechs  (Educação + Tecnologia), as novas empresas também chamadas de Startups? 

EduTECH 2023




   Como se vê no link abaixo no país já existem perto de 568 edtechs su

bdivididas em categorias, todas objetivando acelerar a aprendizagem, reduzir custos e aumentar  receitas.

   As universidades convencionais, precisam ter uma visão de futuro, sob pena de perda de mercado, como já acontece com a evasão de alunos, muitos reclamando da qualidade do ensino, mesmo com a enorme queda de preços. Por isso, há que se pensar no que aconteceu com a Kodak e a Xerox, grandes empresas, líderes nos mercados de imagem e cópias, com avançada tecnologia, quando ignoraram as mudanças, no que se chamou de "Miopia de Marketing".



Que São As Edtechs?


Edtechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a oferta de serviços relacionados à educação, como plataformas de ensino, cursos online, jogos educativos, sistemas de gestão de aprendizado, entre outros.

A palavra é uma abreviação do termo educational technology, que, em inglês, quer dizer tecnologia educacional.

Embora algumas edtechs sejam organizações sem fins lucrativos, na maioria dos casos, são startups que enxergam a educação como oportunidade de negócio.

Mas não encare isso como sendo algo negativo, pois não tem nada a ver com o interesse privado interferindo no conteúdo escolar.

As startups criam alternativas para tornar o ensino e a aprendizagem mais eficientes, fazendo os usuários aprenderem mais rapidamente, com maior retenção de conteúdo.

E atenção para não confundir as coisas: se você tem um blog ou um canal no Youtube com o objetivo de difundir o conhecimento, você não tem uma edtech.

Essas empresas desenvolvem soluções, e não conteúdos.

É um trabalho que envolve criatividade, inovação, tecnologia de ponta e foco nos desejos e necessidades dos usuários.

Como essas soluções são tecnológicas, trata-se de um negócio altamente escalável, o que significa que é possível cobrar preços baixos pelas assinaturas dos serviços ou outras práticas de monetização.

Isso sem contar que os serviços de muitas edtechs são gratuitos para o usuário que se cadastra como aluno.

Ou seja, em vez de restringirem, elas colaboram para disseminar o acesso à educação.

Existem edtechs voltadas a vários níveis de ensino: educação básica, técnica e superior.

Também muitas são relacionadas a conhecimentos específicos, como matemática, idiomas e programação.

Por que Ed

fff




https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/edtechs-brasileiras-lideram-inovacao-setor/


temporada conversei com o Thiago Rached sobre como ele vê as ondas de startup brasileiras do ramo de educação, o que elas possuíam em comum, aprendizados do lado das empresas e de investidoras, além de o que está por vir numa próxima onda. Guilherme Silveira Uninam



https://blog.contaazul.com/edtech-brasil

https://www.youtube.com/c/Corporatefinanceinstitute-CFI/videos

https://www.youtube.com/c/Corporatefinanceinstitute-CFI/about

https://corporatefinanceinstitute.com/affiliates/

EDUCAÇÃO

Edutechs, as Startups que vão transformar a educação do Brasil 

https://transformacaodigital.com/educacao/edutechs-as-startups-que-vao-transformar-a-educacao-do-brasil/

https://edutechs.org/Courses/