Crise

    Por que as empresas têm que entender a crise ou apagão que acontece no ensino superior que afeta diretamente na formação de seus futuros colaboradores? Quais as são as deficiências do ensino à distância que devem ser supridas?

nto estas instituições estão perdendo em termos de receita, resultado da evasão mais de 3 milhões de alunos? Esse faturamento não poderia ser transferido para as universidades corporativas?  Como estruturar uma estratégia para tal objetivo?

   Aonde começa o problema e qual o futuro dos cursos profissionalizantes, inclusive de idiomas, das universidades corporativas em rede e como estruturar cursos gratuitos? 

Resumo

  A evasão resultou em prejuízos de mais de R$ 17 bilhões por ano, fruto da  piora na qualidade do ensino e de uma miopia de marketing quando a universidade trata o acadêmico como aluno e não como cliente. A abertura de capital de grupos educacionais também impactaram negativamente no setor, pois estes dando preferencia para o pagamentos de dividendos reduziram custos de maneira forçada, até com a dispensa de mestres experientes via e-mail e uma guerra de preços, que prejudicou o setor. 

    As dificuldades começam no ensino médio com uma jornada de 1/2 período e como em outros países o FIES é uma armadilha perigosa. Tais problemas mais o que se conhece como a disruptura da universidade convencional abrem portas para os Centros de Treinamento / RHs / Universidades Corporativas que em Rede, podem reduzir custos e obter receitas e formatar um banco de talentos da região das empresas, inclusive cursos profissionalizantes e de idiomas, com o uso de robôs professores.  Para informações detalhadas por favor acesse o link

Ensino Médio

   O Brasil é o país mais atrasado do mundo no ensino médio com a carga horária de 1/2 período, enquanto no mundo essa jornada é de tempo integral.

Quais os objetivos da nova Reforma do Ensino Médio?
Brasil Paralelo entrevista ex-Ministro da Educação - Mendonça Filho

   O novo governo vai realmente dar sequência a esta reforma? O que dizer da recente decisão de fechar as escolas  cívico-militares tidas como excelentes?


Ensino Superior

Evasão

Informa-se que prejuízo total das instituições de mais de R$ 17 bilhões no ano, como se vê abaixo, segundo o estudo feito em maio de 2019.
 

  Mas quais são as causas efetivas dessa evasão? Seria a piora na qualidade do ensino agravada por mensalidades altas? Aonde as próprias universidades, talvez, excessivamente reguladas pelo MEC, tem uma culpa verdadeira? Tais falhas poderiam ser reparadas?

Alguns erros são irreparáveis, como por exemplo a troca de experientes mestres, com remunerações mais alta, na verdade âncoras da fama da faculdade, despedidos por e-mail, substituídos por professores recém formados com pouca experiência.

Outro problema serio foi a abertura de capital de alguns grupos educacionais. Trata-se de uma medida polêmica que representaram: i) Excessiva concentração de instituições; ii) A perda da autonomia universitária, pois como precisam priorizar o pagamento dos dividendos para investidores, tem como alternativa reduzir custos, situação agravada pela evasão, que levaram, iii) Uma guerra de preços onde todos perdem.

A Miopia de Marketing das Universidades

Dentro do conceito de miopia de marketing observa-se que as universidades tratam o acadêmico como aluno e não como cliente, permanente. que precisa de vitais informações não só de atualização de conhecimentos, mas acompanhamento de sua carreira, grupos de discussão para troca de experiência e estimulo ao empreendedorismo.

Financiamentos de Bolsas

O Fies a alternativa criada pelo governo com a intenção representou outro problema, pois as faculdades aumentaram seus preços acima da inflação o que com certeza afastou um grande número de alunos.

Por outro lado na ótica dos alunos o FIES representa dívidas impagáveis que afetarão de maneira ruinosa seu histórico de crédito, ficando inadimplentes como confirma a reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul de jun 2022.

Mas esse problema não é exclusivo do Brasil. Veja o que acontece nos EUA, cuja dívida dos financiamentos dos alunos chega a US$ 1,7 trilhão e uma excelente reflexão da forma do excesso do preparo e formação dos acadêmicos para trabalhos que não exigem tal formação.

One Trillion Dollars, Student Debt and Higher Education 
Greg Gottesman :TEDxSeattle

Why Higher Education is in Deep Crisis 
Timothy Terrell

A Disruptura na Universidade 
Convencional 
Corporativa

   No vídeo abaixo um dos mais conceituados professores de Harvard explica em uma palestra na Universidade de Stanford o que é a disrupção das universidades quando as convencionais ensinam o que elas, e o MEC no caso brasileiro, querem contra a universidade da empresa ou corporativa, que capacita o alunos para o trabalho imediato.

Prof Clayton Christensen de Harvard explicando a disrupção da universidade

Universidades Corporativas


A Diferença entre Cursos 
Profissionalizantes  
X  
Técnicos

     Em primeiro lugar é preciso entender a diferença os cursos que exigem um diploma registrado no MEC

Qual a diferença entre diploma técnico e um certificado profissionalizante?
https://www.youtube.com/@IBQPBrasil/videos


Redução de Custos

1) Professor Robot

Exemplo TTS com avatar de aula e assistente virtual plataforma Voki

Chatbot TTS Avatar para Faculdades, Exames OAB e Escritórios de Advogados

2) Por que Participar de uma Rede?

    São inúmeras as vantagens, sendo a principal redução de custos e agilização na estruturação da universidade corporativa. Por exemplo se uma indústria produz produtos para uma pele escura, poderia usar os cursos básicos elaborados pela sua associação empresarial, estes comuns a todo os produtores de beleza e se dedicar aos detalhes da sua linha. 

Gestão da Evolução para a Universidade Corporativa em Rede
Prof. Patrícia De Sá Freire
Telefone: (48) 37212450
URL da Homepage: www.egc.ufsc.br